Equipe

Paulo Ottaran - Comentarista

  • Quando você ouvir: Em Brasília 19h, entra no ar o programa a Voz do Brasil ao som de Paulo César Viana Ottaran, jornalista alegretense nascido no Bairro Ibirapuitã onde viveu a infância e a adolescência na casa dos pais. Paulo Otaran como é conhecido tem uma extensa trajetória na imprensa do Brasil.


    A voz marcante do locutor inciou a carreira na Rádio Alegrete, como "estudante aprendiz de Redação" sob a orientação do jornalista Alair Almeida no início da década de 1980. Em 1983 foi contratado pela Rádio Gazeta, incentivado pelos radialistas Samuel Marques e Auri Dorneles. Na emissora ficou até abril de 1984, de onde se transferiu para Osório.

    De lá, para a Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão em Porto Alegre e São Paulo. Em Porto Alegre sua voz marcante esteve nas emissoras Difusora (hoje Rádio Band), Rádio Capital, Rádio Gaúcha, Rádio Guaíba (em período de suplência), Ipanema, Itapema FM, Rede Atlântida e RBS TV.


    No interior gaúcho trabalho nas rádios Progresso de Novo Hamburgo e Caxias, de Caxias do Sul. Migrando para Santa Catarina por conta de uma oportunidade profissional inusitada, trabalhou nas rádios Tabajara de Tubarão, rede Eldorado em Florianópolis e Criciúma, e em Televisão nos canais SSC/SBT em Lages, RBS TV e Rede TV em Criciúma e TV Record.


    Em 1992, quando estava em Santa Catarina foi convidado e habilitou-se a ser estagiário junto ao Serviço Brasileiro da Voz da América - emissora oficial do governo americano, onde se concentram até hoje expressivos jornalistas e radialista de todo o planeta. O estágio que seria por 3 meses, se transformou numa passagem efetiva de quase meia década (4,8 anos).


    Retornando ao Brasil reassumiu o projeto de transformação em sistema talk-news da Rádio Eldorado Catarinense com sede em Criciúma estabelecendo o primeiro formato 100% jornalístico para uma emissora do interior, com olhar para o mundo, sem perder o foco local. O projeto criado e coordenado e que se mantém até hoje nos mesmos moldes.
    ELE É A VOZ DO BRASIL


    Em 2006, foi agraciado com o Prêmio Acaert "Microfone de Ouro" concedido por críticos do meio jornalístico aos melhores profissionais de mídia no estado catarinense, como melhor apresentador de Rádio AM. Em 2007, transferiu-se para Brasília, DF, atendendo indicação para integrar o novo cast de locutores no processo de reformulação do programa "A Voz do Brasil!", canal oficial de informações do Congresso Nacional.


    Otaran foi o segundo profissional de rádio do Rio Grande do Sul a exercer este posto, antes ocupado por Carlos Costa na década de 1980. No entanto, o primeiro formado no interior do estado e transferido diretamente do interior para a titularidade na Voz do Brasil - nunca antes visto na formatação do Programa.



Voltar

Telefone do Ouvinte: (48) 3626-8000
Whatsapp