Moda, Saúde e Beleza

Maioria das pessoas desconhece taxas de colesterol no organismo, diz pesquisa

09 de Agosto de 2017 - 10:34:38

O problema se dá quando há excesso da substância no organismo. O colesterol pode se acumular nas artérias causando estreitamento e até mesmo entupimento delas. O processo pode causar dificuldade de circulação, infarto ou acidente vascular cerebral (AVC) - os dois últimos estão entre as principais causas de morte em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde 300 mil pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças cardiovasculares.

— Conhecer o nível de colesterol é obrigatório para quem tem mais de 50 anos e para aqueles com menos de 50 que têm histórico de diabetes na família, que fumam, que têm vida sedentária — alertou o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, regional do Rio de Janeiro, Carlos Peixoto.

 

O cuidado com a alimentação está entre as principais forma de controlar o chamado colesterol ruim no corpo.

— Tem que comer preferencialmente o frango sem a pele. A pele do frango ganha de todos [os demais produtos]. É um produto barato, que as pessoas acabam preparando com a pele. O ideal é assar e fritar depois de retirar a pele, porque senão parte derrete e entra na carne — recomendou.

— Queijos mais curados, como o provolone, têm maior concentração de gordura, ao contrário dos mais frescos.

— O HDL vem recolhendo esse colesterol [ruim] que ficou nas artérias, se tem baixa desse colesterol, o que esta em excesso vai acumulando e vai reduzindo o tamanho das artéria.

Fonte: Diário Catarinense. 


Telefone do Ouvinte: (48) 3626-8000
Whatsapp