• NO AR:

Notícias

Desconforto térmico é de 41°C

17 09:14:08/02/2017

Com temperaturas elevadas e sensação de abafamento, a região deve apresentar índice de desconforto de 41°C. O cálculo é feito através da temperatura aparente com a umidade relativa do ar.

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânea Cruz, no verão o termo correto é índice de desconforto, e não sensação térmica, este usado no inverno. “Em Tubarão e região, o índice de desconforto estará em torno de 41°C, medido com a temperatura aparente [no caso, 35°C] e a umidade relativa do ar [em 51]”, explica.

Além disso, hoje, amanhã e domingo o índice ultravioleta (IUV), que mede a intensidade da radiação, estará extremo. Assim, de acordo com a estação meteorológica, é necessário proteção extra, evitando exposição ao sol ao meio-dia, além de permanecer na sombra, usar boné e protetor solar. Isso deve permanecer ainda na segunda e terça-feira. 

Para hoje, a previsão do tempo é de sol com nuvens e pancadas de chuva isoladas. Os termômetros devem variar entre 22°C e 38°C. Amanhã, a máxima deve ser de 31°C, enquanto a mínima pode chegar a 23°C. No domingo, as temperaturas caem um pouco, variando entre 21°C e 28°C.


Diferença entre índice de calor e sensação térmica

-Índice de calor ou desconforto
Em um ambiente quente, um indivíduo experimenta determinado grau de desconforto. O índice de calor (desconforto térmico) representa uma temperatura que considera também a umidade presente, além da temperatura do ar, por isto é usado no verão. A previsão deste índice é obtida a partir da temperatura máxima e umidade do ar.

-Sensação térmica
A sensação térmica está ligada não só à temperatura, mas também ao vento. Quanto mais forte o vento, maior a retirada de calor junto ao corpo, o que altera a sensação térmica. O índice de sensação térmica representa a taxa de perda de calor da pele exposta, considerando a intensidade do vento e temperatura do ar, por isto é usado no inverno.

 

Fonte: Diário do Sul. 

Fotos


Outras Notícias