A 50 dias da Copa do Mundo, Tite tem vagas abertas na Seleção Brasileira

Sol segue predominando em todas as regiões
25 de abril de 2018
Polícia Civil prende 62 criminosos em operação estadual
26 de abril de 2018

A 50 dias para o início da Copa do Mundo, 18 jogadores lutam pelas cinco vagas restantes no grupo do técnico Tite na Seleção Brasileira. Outros 18 nomes têm o lugar praticamente garantido – exceto ocorra alguma lesão grave na reta final de preparação. No dia 14 de maio, às 14h, o treinador vai ler a relação dos 23 convocados para representar o Brasil na Rússia. Pelo número de atletas em alta, o comandante terá trabalho para dizimar as dúvidas e formar o elenco que considera ideal.

Tite observa situações importantes antes de fechar a lista definitiva. Uma delas é a possibilidade de chamar apenas um lateral para a reserva. Neste caso, o eleito seria alguém com facilidade de jogar pelos dois lados. Entre os possíveis nomes, dois têm esse perfil: Danilo, do Manchester City, e Rafinha, do Bayern de Munique. Assim, o treinador ganha espaço para convocar um jogador a mais para o meio de campo ou ataque, setores onde tem inúmeras alternativas.

O mesmo critério se aplica à zaga. Miranda, da Inter de Milão, e Marquinhos e Thiago Silva, ambos do PSG, estão garantidos na relação final. O técnico avalia chamar ou não outro defensor, já que atua com dois zagueiros e tem um reserva confirmado. Se optar em não convocar para a posição, poderá utilizar Casemiro, que fez a função quando necessário no Real Madrid ou Fernandinho, que também foi testado assim no Manchester City de Pep Guardiola, em quem o comandante da Seleção Brasileira se espelhou para montar o esquema tático visando o Mundial.

O trunfo de ter no elenco jogadores que atuem em mais de uma posição pode facilitar a elaboração da lista definitiva. Contar com um time sólido na defesa e forte no ataque é algo essencial na visão de Tite. Por isso, os últimos dias antes de fechar a relação de nomes serão fundamentais. No calendário do treinador e da comissão técnica estão os principais jogos que serão vistos in loco. Além dos 23 convocados, é preciso indicar outros 12 atletas como suplentes. Esses, porém, não necessariamente serão divulgados como ocorreu em 2010 e 2014.

Alguns jogadores se destacaram desde a convocação de Tite, em março, para os amistosos contra Rússia e Alemanha. Esses são os casos do goleiro Cássio e do meia Rodriguinho, ambos bicampeões paulistas pelo Corinthians, além do zagueiro Geromel e do volante Arthur, destaques do Grêmio no início da temporada. Outros não conseguiram manter o ritmo esperado e, assim, estão mais distantes da Copa do Mundo. Os meias Diego, do Flamengo, e Lucas Lima, do Palmeiras, e o zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo, são alguns deles.

A programação da Seleção Brasileira prevê apresentação dos jogadores no dia 21 de maio, na Granja Comary. Seis dias depois, o elenco viaja para Londres, onde vai realizar treinamentos no CT do Tottenham. No dia 3 se junho, o Brasil pega a Croácia, em amistoso em Liverpool. Uma semana mais tarde, o duelo é contra a Áustria, em Viena. No dia 11, o grupo chega a Sochi, na Rússia, e dá sequência ao trabalho visando a estreia diante da Suíça, em Rostov, pelo Grupo E, em 17 de junho.

 

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 31/08/2017. Brasil x Equador, jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2017, Copa da Rússia e realizado na Arena do Grêmio. (Porthus Junior/Agência RBS)

Seleção já tem time base desenhado pelo técnicoFoto: Porthus Junior / Agencia RBS

Nomes garantidos na Copa do Mundo

Goleiros
Alisson (Roma)
Ederson (Manchester City)

Laterais
Daniel Alves (PSG)
Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)

Meio-campistas
Casemiro (Real Madrid)
Fernandinho (Manchester City)
Fred (Shakhtar Donetsk)
Paulinho (Barcelona)
Philippe Coutinho (Barcelona)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Willian (Chelsea)

Atacantes
Douglas Costa (Juventus)
Firmino (Liverpool)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Neymar (PSG)

cassio, goleiro, corinthians,

Cássio é o favorito para ir à Copa do Mundo como o terceiro goleiroFoto: JUAN MABROMATA / AFP

18 atletas disputam cinco vagas restantes

Goleiros – 1 vaga
Cássio (Corinthians)
Neto (Valencia)

Laterais – 1 ou 2 vagas
Alex Sandro (Juventus)
Danilo (Manchester City)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Rafinha (Bayern de Munique)

Zagueiros – 1 vaga
Geromel (Grêmio)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Gil (Shandong Luneng)

Meio-campistas – 1 vaga
Arthur (Grêmio)
Talisca (Besiktas)
Rodriguinho (Corinthians)
Giuliano (Fenerbahçe)
Lucas Lima (Palmeiras)

Atacantes – 1 vaga
Taison (Shakhtar Donetsk)
Willian José (Real Sociedad)
Luan (Grêmio)

Colaboração: Diário Catarinense.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta