Comércio: comitê deve avaliar a ampliação de horário

Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que dobra pena de corrupção na pandemia
2 de setembro de 2020
Região da tem menos de 150 casos em 24h
2 de setembro de 2020

O Comitê Extraordinário Regional de Acompanhamento à Covid-19 deve avaliar o pedido das CDLs da Amurel que pleiteam a abertura do comércio neste sábado até as 17h. O pedido foi encaminhado ontem às prefeituras.

Segundo o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, é preciso aguardar a decisão do comitê, mas já existe um entendimento de que há condições de permitir a abertura em horário ampliado. Também não se tem ainda uma decisão sobre um novo decreto, já que o que está em vigor é válido até sexta-feira, quando um novo deverá ser assinado ou prorrogado.

A reivindicação das entidades lojistas é feita em decorrência de que o decreto 5.102, que estava em vigor até segunda-feira, acabou sendo prorrogado pelo Comitê Extraordinário Regional de Acompanhamento da Covid-19 até esta sexta-feira.

Com a manutenção do decreto, o comércio neste sábado poderá funcionar apenas até as 12h30, sendo fechado na segunda-feira. Os lojistas, através de suas CDLs, buscam reverter esta situação e pedem que as prefeituras, junto ao Comitê Extraordinário Regional, acatem a indicação e permitam a abertura das lojas durante todo o dia de sábado.

Os argumentos das entidades lojistas levam em consideração que acontece em âmbito nacional a Semana do Brasil, que abre amanhã e vai até 13 de setembro, considerada a Black Friday brasileira e que, neste momento de pandemia, vem fortalecer as vendas. A medida, se aprovada com o horário ampliado, permitiria redução de fluxo concentrado.

Demais entidades também solicitaram

Na semana passada, as entidades CDL, Acit, Sindilojas, Ampe, Setram, Sinduscon, Sindicont, Ajet, Sindimad, Sindimet, AHBRA e Acomac já haviam encaminhado ofício ao Comitê Extraordinário Regional reivindicando para o dia 5 de setembro (sábado) o funcionamento do comércio até as 17h.

Fonte: Diário do Sul

Posts Relacionados

Guilherme
Guilherme
Comunicador e Produtor do Programa Hora H e H News.

Os comentários estão encerrados.