Mais de 280 baleias são avistadas

Festa nacional do Porco Pizza será realizada dia 22 de setembro, em Braço do Norte
11 de setembro de 2018
Vereadores de Braço do Norte realizam primeira sessão itinerante
11 de setembro de 2018

O  2º Sobrevoo de Monitoramento de Cetáceos, realizado pela SCPar Porto de Imbituba este ano, constatou a presença de 284 baleias na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, o maior registro desde que o programa começou a ser realizado pelo Porto de Imbituba.

O trabalho ocorreu durante sábado e domingo, devido à grande quantidade de cetáceos encontrada entre Florianópolis e Balneário Rincão, percurso que abrange toda a APA da Baleia Franca, estendendo-se até Passo de Torres. No sobrevoo realizado no mesmo período de 2017 foram avistadas 49 baleias. Segundo o Instituto Australis/Projeto Baleia Franca (PBF), o recorde de avistagens nesse período havia sido observado em 2006, quando foram registradas 194 baleias na região.

A maior concentração de baleias foi avistada nos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna. A análise inicial dos dados demonstra a presença de cinco filhotes semialbinos. Pela primeira vez foram avistadas as toninhas, cetáceos em grave risco de extinção e raras na região. Outra surpresa do sobrevoo foi a avistagem das baleias “zimba” (mãe) e “imbituba” (filhote) na Praia do Porto, indivíduos já catalogados pelo PBF. (Fonte: Diário do Sul)

Posts Relacionados

Deixe uma resposta