Saiba como agir em caso de perda de documentos no carnaval

Sem obras, estrada que dá acesso à Serra do Corvo Branco está comprometida
12 de fevereiro de 2018
Hemosc reforça a necessidade de doação de sangue no período do carnaval em SC
12 de fevereiro de 2018

Os feriados prolongados são épocas propícias para as pessoas perderem documentos ou serem roubadas. Durante o Carnaval, todo cuidado é pouco, mas ainda assim é comum deixar de tomar cuidados essenciais. Cair na mão de golpistas é fácil e basta perder a carteira de identidade ou o CPF para ser vítima de tentativa de fraude, conhecida como roubo de identidade.

De acordo com o site DN SUL, em caso de roubo, primeiramente é necessário que a vítima realize o Boletim de Ocorrência (BO). Além de fazer o BO, quem teve um documento roubado ou perdido no Carnaval pode utilizar o SPC Alerta de Documentos, serviço do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que dá ao consumidor a oportunidade de manter seus documentos em segurança. Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, o consumidor deve comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência em mãos.

Com isso, o risco de fraudes é reduzido, já que os estabelecimentos comerciais são informados do problema, evitando os problemas decorrentes de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas nas compras a prazo, quando são realizadas consultas no banco de dados do SPC para a concessão de crédito.

Além disso, o SPC Brasil também disponibiliza o SPC Avisa, para a prevenção de fraudes e constrangimento. Ao contratá-lo, o consumidor recebe informações sempre que seu nome for incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil, seja por e-mail ou SMS.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta